27 sept 2012

Transgénicos.- Novo estudo demonstra que o Milho OGM causa tumores

Em 19 de setembro passado, foi publicado na prestigiada revista internacional Food and Chemical Toxicology, um estudo sobre milho geneticamente modificado que aponta para efeitos tóxicos "alarmantes", de acordo com Gilles-Eric Seralini, professor da Universidade de Caen, que coordenou o estudo. Trata-se da primeira vez a nível mundial que som investigados os efeitos de longo prazo dos transgénicos na saúde.

O milho geneticamente modificado utilizado na alimentaçom dos animais de laboratório ( N.de Abordaxe: seguimos com firmeça no nosso posiçonamento em contra da utilizaçom de animais em investigaçons algumhas) foi o NK603 da multinacional Monsanto, tolerante ao herbicida Roundup produzido pela mesma empresa. Este milho, se bem nom é cultivado na Europa (há grandes extensions em Brasil e outros paises de América) fora considerado seguro e autorizado para a alimentaçom humana pela Comissom Europeia há já mais de 7 anos, em 3 de Março de 2005, e tem circulado na Europa desde entom !!!.

Os investigadores, liderados pelo Prof Séralini da universidade francesa de Caen, verificaram que os animais alimentados pelo milho transgénico (num regime alimentar oficialmente considerado seguro) sofreram de morte prematura, para além de tumores e danos em múltiplos órgãos vitais.

Os resultados mostram que tanto o milho transgênico NK603 quanto o herbicida Roundup aumentam a taxa de mortalidade e a frequência de câncer é duas a três vezes maior que em outros animais que nom consumiram os produtos. Gilles-Eric Séralini, professor de biologia molecular da Universidade de Caen e autor do estudo, diz que tanto os machos como as fêmeas foram atingidos, mas as patologias desenvolvidas foram típicas de cada sexo: Ele explicou que as fêmeas desenvolveram principalmente tumores de mama e os machos tiveram insuficiência renal e hepática. O professor ressalta que todos os efeitos colaterais nos ratos nom se desenvolvem automaticamente nos humanos. "Há diferenças em cada espécie, mas é certo que quando um alimento provoca doenças hepato-renais graves em um mamífero, as chances som grande que outro mamífero também seja afetado", alerta.

Assim à luz destes resultados e ao contrário do que a própria Monsanto afirma, os alimentos transgénicos em circulaçom nom podem mais ser considerados seguros. Os governos devem pois tomar imediatamente medidas de emergência e precauçom e a suspensom imediata de todos os transgénicos em uso na alimentaçom e nas raçons animais; e a proibiçom imediata do cultivo de qualquer transgénico. De certo já a Rússia vem de comunicar ontem que suspendeu a importaçom e venda de milho geneticamente modificado da Monsanto depois de conhecer este estudo francês e de que o Instituto de Nutriçom desse país constatara os mesmos problemas.

Notícia redactada por Edu em base a estas fontes:
-zonalivredeogm
-portugues.rfi
-portuguese.ruvr
Outros dados de interese:
-O estudo publicado (em inglês)
-Entrevista com o Professor Séralini em 2007 sobre os efeitos dos OGM na saúde e o ambente

No hay comentarios:

Publicar un comentario