19 oct 2013

[Grécia] O denominador comum de 25 contentores com armas, um museu nazista, um diário dominical e um armador fugitivo

Colamos notícia recebida de ANA-Agência de Notícias Anarquistas:

Na quinta-feira, 17 de outubro, em um registro da Polícia no museu militar do empresário Palis, nos arredores de Atenas, foram descobertos 25 contentores com um verdadeiro arsenal de milhares de armas, e algo como um... "museu do nazismo".

A Polícia chegou a este esconderijo seguindo as instruçons de um ex-membro da facçom neonazista Aurora Dourada, que declarou como testemunha protegida sobre o financiamento desta facçom neonazista por empresários, armadores e outros capitalistas, e suas ligaçons com o tráfico de armas e negócios da noite. Além disso, um ex-militar britânico foi a pessoa que delatou Palis a Polícia grega. O militar tinha sido contratado por Palis para montar outro negócio obscuro, relacionado a pirataria marítima. Palis nom só se recusou a pagar o preço estipulado, como tentou forçá-lo a assinar um documento dizendo que ele nom devia nada e, quando ele nom conseguiu isso, tentou sequestrá-lo.

O ex-militar forneceu a Polícia muita informaçom sobre a localizaçom do arsenal de Palis e as milhares de armas que estavam armazenadas nos contentores. Destacamos que o testemunho do britânico foi realizado em 2 de junho passado. Um dia depois de seu depoimento, a Polícia realizou umha busca na mansom luxuosa do empresário, mas nada foi encontrado.

Poucas horas antes da descoberta do arsenal e do museu do nazismo (quarta-feira, 16 de outubro), na mansom do mesmo empresário tinham sido descobertas dezenas de armas automáticas, registradas ilegalmente como armas de caça, pistolas, coletes, facas e navalhas e outros apetrechos. Além disso, no porto de Pireu, em um contentor que tinha sido enviado para Palis - mas que nunca apareceu para recebê-lo - foi descoberta umha arma antiaérea desmontada.

Até agora houve apenas o registro de um dos 25 contentores nas proximidades de um museu particular, montado numha área do lado de fora de Atenas. Na casa do capitalista, a quem o ex-militar britânico acusa de ter laços estreitos com o partido Aurora Dourada, foram descobertas armas automáticas do tipo G3 e Kalashnikov, 60 facas, 10 pistolas Walther 357 Magnum, Walther 9mm, Glock 9mm, Glock 0,45, rifles com projectis de morteiro em umha caixa de metal, rifles com miras telescópicas, cartuchos de diversos calibres, um escudo da Polícia grega, duas armas Tasers, vários celulares e cartons SIM, câmaras de vídeo, câmaras fotográficas e dispositivos de comunicaçom sem fios. No "museu" nazista foram encontrados manequins vestidos com uniformes nazistas, fotos, bandeiras, estandartes e todo tipo de parafernália fascista.

O empresário foi, até um ano atrás, coproprietário e o maior accionista de um dos dois maiores jornais dominicais na Grécia, intitulado "To Proto Thema", o qual leva anos dedicando-se a promoçom da facçom fascista, abrindo caminho para o fascismo e apresentando seus membros e líderes como pessoas agradáveis e personagens “pitorescos”, mas "patriotas" - como alguns garotos loucos com o sistema político corrupto, que criam escolas infantis, ajudam os velhos e lutam contra o "inimigo externo" e o "inimigo interno". A promoçom das acçons fascistas realizadas por este jornal sempre iam acompanhadas de umha boa dose de piadas e "estilo de vida", apresentando questons “amenas”, mas com várias e múltiplas mensagens subliminares em favor desta facçom e do fascismo em geral.

Palis também era sócio de outro capitalista, de um armador (proprietário de umha das cinco maiores empresas de transporte marítimo na Grécia), que está preso por peculato, enormes dívidas para com o Estado, especulaçom fraudulenta e lavagem de dinheiro. Além dessa conexom com o mundo sujo das elites econômicas, é acionista em vários meios de desinformaçom, incluindo o jornal “To Proto Thema”. Actualmente Palis é fugitivo por vários delitos (posse e tráfico ilegal de armas, sequestro, chantagem, extorsom, crimes bancários e financeiros).

As relaçons íntimas dos fascistas gregos com o capital local e transnacional nom devem surpreender ninguém. As suspeitas sobre o financiamento de sua facçom polos capitalistas gregos e estrangeiros som mais do que provas circunstanciais. No Parlamento, seus deputados repetidamente têm apoiado as posicçons dos industriais, armadores, empresários e outros capitalistas. O mesmo fizeram seus líderes e membros proeminentes em vários casos de greves, manifestaçons e reivindicaçons dos trabalhadores. Recordemos a incitaçom aos trabalhadores da Aciaria Grega para acabar com a greve, várias tentativas violentas ou "subterrâneas" para suprimir qualquer demanda dos trabalhadores nos estaleiros, a defesa dos interesses da empresa de mineraçom Ouro Grego e de seus mercenários, sua reaççom e oposiçom para aumentar o imposto mínimo pago polos armadores ao Estado, seu apoio ao fechamento da Rádio e Televisom estatal, o escândalo da venda do Banco Agrícola ao Banco de Pireu, e muitos outros casos.

Tampouco deve surpreender a descoberta tardia deste arsenal e esconderijo nazista. O denominador comum dos últimos descobrimentos, da imprensa burguesa e do capital é o irmám gêmeo da democracia, o fascismo, como braço armado, e do Regime, como umha muleta e reserva de um sistema econômico e social tam corrupto e podre como ele.

1 comentario:

  1. Aurora Dourada: pode a elite matar o monstro que criou?
    artículo do grego Leonidas Oikonomakis, activista e membro do grupo de hip hop "Social Waste":

    http://contrapoder.info/aurora-dourada-pode-a-elite-matar-o-monstro-que-criou/

    ResponderEliminar