18 mar 2014

[Rússia] Anarquistas saem às ruas de Moscou: “Nem Guerra entre Povos, nem Paz entre Classes”

Colamos inormaçom facilitada por ANA-Agència de Notícias Anarquistas

Neste sábado, 15 de março, em Moscou, aconteceu a “Marcha da Paz”. O protesto reuniu milhares de pessoas. Anarquistas da “Acçom Autônoma” e de outros movimentos e organizaçons libertárias expressaram-se em relaçom à agressom imperial da Rússia.

No início da manifestaçom, anarquistas estavam juntxs. Depois, aquelxs que se identificam com o bloco “rubro-negro” decidiram formar um bloco separado. Esta decisom ocasionou um feito curioso: entre as duas colunas, sob as bandeiras rubro-negras, ficou a coluna de um grupo de direita chamado “Vontade Popular”.

No bloco onde andavam participantes da “Acçom Autônoma” foram estendidas faixas com os dizeres “Nom à guerra entre os povos, nem paz entre as classes”, “Putin, invada a Rússia, aqui também somos muito oprimidos” e “Nom precisamos de sua guerra. Mulheres pela paz” com a estrela lilás-negra, símbolo das anarcofeministas.

Além das bandeiras rubro-negras, foram levantadas as bandeiras lilás-negras. Anarquistas gritavam “Nengumha guerra, além da de classes”, “Boa noite, orgulho imperial”, “Nom ao capitalismo, nom ao militarismo”, “Ao invés dos tanques e dos foguetes – escolas e creches”, “Menos tanques, mais livros”, “Paz às casas, guerra aos palácios”, “Paz aos povos, guerra ao poder”, “Putin, tira as mans da Crimeia, que a Criméia decida por si só”, “Liberdade ou morte”, “Glória aos heróis da Centena Celestial”, ”Nom ao fascismo de todas as espécies de Maidan ao Kremlin”, “Nossa pátria é toda a humanidade”, “Liberdade, igualdade, irmandade”. Durante o percurso do bloco, juntaram-se a ele várixs manifestantes que gostaram das palavras de ordem libertárias.

Participantes do bloco anarquista vizinho carregavam faixas com os lemas “Paz às cabanas, guerra aos palácios” e “Nengumha guerra além da de classes”. Mais de 100 pessoas participaram dos dois blocos.

A marcha antimilitarista percorreu as ruas do centro de Moscou e terminou com um comício. Participaram da marcha entre 50 e 70 mil pessoas. A marcha foi acompanhada por um forte esquema policial.

Fonte: avtonom.org

No hay comentarios:

Publicar un comentario