27 ago. 2014

[Malmö, Suécia] Violência policial contra antifascistas



Informa ANA.- Cerca de 1.000 antifascistas se reuniram no centro da cidade de Malmö, em 23 de agosto, para protestar contra a realizaçom de um comício eleitoral do partido neonazista "Svenskarnas Parti" (Partido dos Suecos). A Suécia vai realizar eleiçons gerais, em que serám renovados os 349 assentos de seu parlamento, no dia 14 de setembro de 2014. Nos confrontos com a polícia várias pessoas resultaram feridas de gravidade e houvo seis detidas.

As antifascistas responderam ao chamado do "Kampa Malmö" (Luita Malmö), que foi formado após um protesto feminista ter sofrido um ataque neonazista no centro da cidade, em 8 de março passado, resultando no ferimento de quatro pessoas, umha com gravidade.

A passeata partiu dumha praça às 10h e chegou ao local do comício eleitoral nazi por volta das 11h30. Até este momento a atmosfera do protesto era descontraída, mas a detençom de um activista por uso de máscara transformou o ambiente. Confrontos entre antifascistas e a polícia estouraram.

O estrado onde o líder do "Svenskarnas Parti", Stefan Jacobsson, iria discursar estava protegido por policiais e cercas de segurança. Era impossível aproximar-se do local. No entanto, aos gritos de “nom nazistas em nossas ruas” as manifestantes conseguiram cobrir o som dos alto-falantes. Objectos e fogos de artifício também foram arremessados em direçom ao estrado.

A partir daí a polícia reprimiu com violência as manifestantes. Várias pessoas ficaram gravemente feridas como resultado dumha investida da polícia montada. A polícia correu a galope contra as manifestantes, e um deles foi pisoteado por um cavalo. Além disso, um dinamarquês teve a perna esmagada por um carro da polícia. Ele agora está hospitalizado.

Depois que a polícia escoltou os neonazistas, a situaçom nom melhorou. A polícia tentou parar um manifestante, e fixo uso de gás lacrimogêneo. As manifestantes responderam atacando carros de polícia com patadas e punhadas. Polo menos 10 antifascistas ficaram feridas, cinco gravemente. Seis pessoas foram presas.

Mais fotos em: https://pressfeldt.wordpress.com/2014/08/23/demonstration-mot-svp-malmo-2014-08-23/

Fonte: Projekt Antifa

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada