19 may 2014

[Nantes, França] : Centenares de manifestantes contra a repressom policial da Campanha Nom ao Aeroporto em Notre Dame de Landes

Centenares de manifestantes marcharam na tarde deste sábado (17 de maio) em Nantes, para protestar contra a repressom policial por conta da manifestaçom contra o aeroporto de Notre Dame de Landes, no dia 22 de fevereiro passado, que resultou com várias pessoas feridas entre as manifestantes (tres delas com perda de visom por uso de bolas de borracha pela polícia).

As manifestantes, em torno de 1.500, das quais algumhas à frente do cortejo encapuzadas e protegidas com capacetes, outras com máscaras de carnaval ou maquiagem vermelha sobre os olhos ou na face para representar as feridas, tomaram o caminho que tinha sido interditado ás manifestantes no dia 22 de fevereiro.

Elas marcharam com alguns tractores e com muita fumaça, passando pelas ruas comerciais antes de se dispersarem em frente à prefeitura, deixando no caminho algumhas pintadas em portas de comércios fechados.

No dia 22 de fevereiro, aproximadamente 60.000 pessoas marcharam em Nantes para exigir o fim das obras do aeroporto.

No protesto, três jovens perderam a visom, por conta do uso de balas de borracha pela polícia. Todos três apresentaram queixas contra a polícia.

Um inquérito da Inspeçom Geral da Polícia Nacional foi aberto por conta dessas queixas, as quais juntaram-se outros depoimentos de jornalistas independentes atingidos pelos projéteis atirados pelas forças da ordem.

No hay comentarios:

Publicar un comentario