23 sept. 2013

[Suécia] Antifascistas enfrontam-se a neonazis

Reproduzimos esta informaçom facilitada por ANA - Agência de Notícias Anarquistas:

Em 14 de setembro o partido neonazista sueco “Svenskarnas Parti” organizara umha marcha "legalizada" polo centro de Estocolmo. Esse mesmo dia milhares de pessoas também se manifestaram “pacificamente” contra a marcha. Mas nom todxs optarom por dar esse carácter "pacifista" aos protestos contra a presência dos neonazistas nas ruas de Estocolmo, e assim um grupo de antifascistas provocou confrontos em massa com partidários da extrema-direita sueca.

Xs antifascistas erguerom barricadas de latas de lixo e atacarom os neonazistas com pedras, latas, garrafas, balons de água, fogos de artifício e outros objetos. Mesmo, como se pode observar no vídeo do final desta notícia, foram registrados vários casos de combates corpo-a-corpo entre antifascistas e neonazistas.

A polícia, como sempre e em todo lugar, protegeu os neonazistas e interviu contra xs manifestantes antifascistas, usando seu aparato repressor: bombas de efeito moral, cassetetes, cavalaria montada, helicópteros,... e mesmo efetuaram algumas detençons.

Colamos um vídeo de 1'39'' que mostra esses enfrontamentos promovidos por antifascistas, nos que se podem observar alguns manifestantes neonazistas sendo golpeados e forçados a fugir:


No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada