16 sept 2010

Sacco e Vanzetti em Homenagem às quem nos vam deixando



Traduçom livre do tema "Here's To You" de Joan Baez e Enrico Morricone:

"Aqui ficam Nicholas e Bart
descansem sempre nos nossos coraçons
o seu derradeiro momento é de seu
essa agonia é o seu triunfo!"

No dia 23 de agosto de 1927, nos Estados Unidos, Sacco e Vanzetti foram executados na cadeira elétrica, por um crime que nom cometeram. Nos autos do processo, nenhuma prova da autoria do crime. Sete anos, foi o tempo que a justiça levou para condená-los. Nesse lapso de tempo, protestos da comunidade norte-americana se sucediam, inconformada com a sentença condenatória dos dois italianos. Na altura, houvera milhares de pedidos de clemência do mundo inteiro. Mas, tudo foi inútil. A sentença condenatória teria de ser cumprida para servir de exemplo ao povo, para que se distanciasse do anarquismo.

O sofrimento desses dois anarquistas, começou no ano de 1921, quando, após a condenaçom de ambos nesse mesmo ano, foram levados para a cela da morte, de onde entravam e saiam, quando havia suspensom da pena, até o dia fatal e aí termina a triste história de Bartolomeo Vanzetti, que nasceu em Piemonte, Itália, em 1888, e de Nicola Sacco, que nasceu na província de Foggia, no sul da Itália, em 1891. Vanzetti morreu com 39 anos de idade, e Sacco com 36 anos.

O caso SACCO & VANZETTI, é uma pequena amostra dos estragos que se faz as vidas humanas, quando a sociedade se cala e com o seu silêncio referenda a pena capital... Colocar nas mans do Estado, seja ele de direita, centro ou esquerda, um instrumento tam poderoso como a pena de morte, é um contra censo perigoso, pois provavelmente poderá vir a silenciar as vozes de quem clamam por liberdade, terra, paz, saúde, educaçom, etc e seguirám a tentar calar as vozes de protesto de um movimento político, no qual SACCO & VANZETTI eram membros ativos na conscientizaçom das explorados e oprimidas. O único crime que cometeram foi tomarem para si a bandeira da liberdade: O ANARQUISMO.

1 comentario:

  1. Olá: Algumha administradora sabe de como quitar os anúncios do youtube para elimina-los?? Eu nom fum quem e dam nojo ve-los

    ResponderEliminar