14 jun 2010

Fanfarras anarquistas estão a multiplicar-se e a gerar um verdadeiro movimento musical em vários países



Nos últimos anos têm aparecido em várias manifestações de rua e em diversos pontos do mundo uma nova e renovada forma de fazer musica de rua, uma música capaz de galvanizar a gente para as lutas sociais emancipatórias. Estamos a falar das fanfarras de rua constituídas por activistas sociais, em especial as fanfarras anarquistas que acompanham as manifestações e marcam presença nos locais onde se desenrolam acções directas.

A música é um excelente meio de expressão e de mobilização utilizado cada vez mais por vários colectivos anarquistas um pouco por todo o mundo. O som das trombetas parece ser particularmente envolvente para fazer mexer os corpos e espíritos. Quando ouve a música de inspiração anarquista, por mais breve que seja, o trabalhador assalariado, alienado no seu emprego e na sua submissão, parece que acorda e acusa quem o submete e explora.

São conhecidas algumas canções e músicas anarquistas desde as primeiras lutas sociais contra o capitalismo e o poder institucionalizado do capital. São canções de luta, de mobilização ou que retratam o quotidiano e o desespero e angústia de quem se sente oprimido.

Inclusivamente já existe um festival de fanfarras e grupos musicais de rua, constituído por activistas sociais, o Honk («festival of activist street bands») que este ano se realiza no próximo mês de Outubro nos Estados Unidos. Para mais informação, ver http://honkfest.org/



Em Paris formou-se há anos atrás o FMI ( Front Musical d’Intervention), uma fanfarra anarquista que retomou as tradições populares de música de rua e de mobilização social e que serviu de inspiração para outras tantas iniciativas que acabaram por se espalhar por todas as cidades francesas. E se hoje, o FMI já faz parte da história recente, a verdade é que não há manifestação que se faça actualmente em França que não tenha um ou mais grupos e fanfarras a marcar presença.
http://fmi2.free.fr/Francais/Fanfares.htm

Exemplo disso é, no Québec, a fanfarra anarquista do Tint(A) anar , autoproclamada fanfarra anarquista do cosmos. Para saber mais desta fanfarra, ver aqui
http://tintanar.blogspot.com/

Ainda do Québec é a banda de rua, Semel Rebel: http://www.semelrebel.com/

Outro exemplo é a fanfarra Le Chaotic Insurrection Ensemble / Ensemble insurrection chaotique que está organizada segundo princípios anarquistas que lutam por uma sociedade não-hierarquizada, livre de toda a opressão. Consultar o website deles:
http://chaoticinsurrectionensemble.org/

O último exemplo desta vaga que já se desenha como um verdadeiro movimento musical anarquista é a fanfarra de San Francisco, na Califórnia, a Brass Liberation Orchestra, fundada em 2002, que é uma fanfarra de rua, cujos propósitos declarados é dar apoio a causas sociais e políticas que visem a paz e a justiça social e racial. Trata-se de uma fanfarra multigénero/multiracial/multigeracional que se integra, segundo os próprios, nas lutas e culturas de esquerda.
http://brassliberation.org/

A última acção directa levada a cabo por esta última fanfarra, a que se refere os vídeos seguintes, foi de apoio aos trabalhadores/trabalhadoras dos hóteis que reivindicam contratos de trabalho justos e sistema de saúde satisfatórios. Os vídeos documentam a acção realizada no Westin St. Francis hotel, em San Francisco, e apelavam ao boicote aos hotéis que não respeitam os direitos laborais dos trabalhadores ao som de "Don't get caught in a bad hotel", uma adaptação da canção «Bad Romance» dos Lady Gaga.

Para saber mais da luta dos trabalhadores dos hotéis e a lista dos hotéis que devem ser boicotados por quem se deslocar a San Francisco, consultar:
http://www.sleepwiththerightpeople.org
http://www.hotelworkersrising.org/Hot...

BOICOTEM OS HOTÉIS QUE NÃO TÊM CONTRATOS DE TRABALHO JUSTOS PARA OS SEUS TRABALHADORES







TINT (A)NAR
FANFARE ANARCHISTE DU COSMOS



Links para outras fanfarras:

http://cybodega.free.fr/
http://fmi2.free.fr/Francais/Fanfares.htm
http://breadandpuppet.org/
http://www.pinkpuffers.com/J/ (Itália)
http://leftistmarchingband.org/
http://www.kumpa-nia.com/calendrier.html
Emperor Norton Stationary Marching Band
Rude Mechanical Orchestra, Brooklyn, New York
Second Line Social Aid and Pleasure Society Brass Band



Tirado de http://pimentanegra.blogspot.com/2010/06/fanfarras-anarquistas-estao-multiplicar.html

No hay comentarios:

Publicar un comentario