14 abr 2014

[Lisboa] Situação na Biblioteca Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada


Um companheiro de Lisboa fai-nos chegar este correio explicando qual é a situação "esperpêntica" na que se vê imersa esta Biblioteca-Observatório lisboeta ubicada na rua das Janelas Verdes, um espaço libertário bastante interessante que contém um grande espólio oriundo de uma antiga biblioteca operária da cidade, além de uma livraria e um espaço de convívio. E onde solicitam ajuda para vencer num processo contra o propietário do local e a "justiça", quem reclamam atrasos no pago da nova renda (dos actuais 81 euros mensuais pretende passar a cobrar 706,61 euros desde setembro de 2013)

Caros Amigos,

Os estragos da nova lei do arrendamento chegaram à nossa biblioteca. Serve o presente e-mail para informar que a BOESG recebeu uma notificação do Ministério da Justiça informando que, ao abrigo do novo regime de arrendamento, o senhorio reivindica o aumento brutal da renda da BOESG, a partir de 1 de Setembro de 2013, dos actuais 81 euros para 706,61 euros.

A leitura do processo revela que o senhorio alega ter enviado duas cartas a informar sobre a nova proposta. No entanto, só agora, após recebermos a notificação, tivemos conhecimento da referida proposta.

Como é evidente, trata-se de um aumento brutal que inviabiliza a continuação das actividades da biblioteca. Já estamos em contacto com um advogado para definirmos como deveremos proceder. No entanto, num cálculo muito por alto, baseado no valor reivindicado pelo senhorio e nos meses supostamente em atraso da nova renda, só o custo das despesas judiciais para contestarmos uma eventual acção de despejo ascenderá a 400 euros. Ainda a nível jurídico, estamos a recolher informação de várias origens para melhor podermos decidir o que vamos fazer. Se tiverem conhecimento de situações semelhantes informem.
Acreditamos que, com a mobilização de todos, seremos capazes de vencer esta luta pela manutenção de um espaço com os objectivos e propósitos da BOESG.

Toda a ajuda financeira é bem vinda. Para todos aqueles que nos quiserem ajudar, podem transferir directamente o vosso contributo para a conta da BOESG:

Banco: CGD
Conta: 0027049335132
NIB: 003500270004933513229

Obrigado!

No hay comentarios:

Publicar un comentario